Transtorno
Atendimento reduzido no Centro de Especialidades
Sala de vacinas teve o atendimento reduzido na manhã desta segunda-feira; a situação deve estar normalizada nesta terça-feira
Paulo Rossi -
A sala de vacinas do Centro de Especialidades precisou encerrar as atividades antes do fim da manhã desta segunda-feira (01). A falta de funcionários na portaria e na vacinação à população foi o motivo para o atendimento reduzido, o que resultou no fechamento antes do horário normal. Entre as funcionárias do local, é consenso quanto o baixo número no quadro de funcionários. A Secretaria Municipal de Saúde, ciente do assunto, alega que só poderá aumentar o número com a abertura de um novo concurso público.
Durante a manhã, a única funcionária que atendeu no espaço se dividiu entre a portaria e a aplicação das doses. Antes de parar as atividades a servidora chegou a imunizar cerca de 30 pessoas. O serviço deveria ser dividido entre outras duas profissionais, que faltaram por problemas de saúde. "Não estava previsto isso pra uma segunda-feira de manhã", defende a diretora de Ações em Saúde da SMS, Eliédes Ribeiro. Os problemas das duas trabalhadoras concursadas são pontuais, mas o baixo número de funcionários no Centro é uma constante. Uma das enfermeiras, Fátima Soares, supõe que um número entre cinco e seis seria o ideal para atender a população em cada um dos turnos. "Tem que ter um número adequado. Nós atendemos toda a população", conta.
No momento, a parte da manhã é coordenada por três pessoas. As duas funcionárias responsáveis pela vacinação se dividem entre os atendimentos para as crianças e aos adultos. A contratação e o consequente aumento no quadro de servidores só pode ocorrer após a abertura de um novo concurso público - não há uma previsão de processo seletivo a ser lançado, revela Eliédes. Afastamentos em casos de aponsetadorias e de licenças-maternidades e de saúde impedem o chamamento de novos concursados. Diferente das Unidades Básicas de Saúde, o Centro de Especialidades atendem toda a população, em busca de vacinas dos diversos tipos e para várias idades.
Os demais serviços do local não sofreram alterações. A previsão da SMS é que o local mantenha as portas abertas durante a manhã e tarde desta terça-feira, funcionando tal qual o previsto. O Centro fica na rua Voluntários da Pátria, 1428, e atende das 7h30min às 19h30min.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário